Capacita MPE

Justificativa

Uma das maiores dificuldades das empresas nos dias de hoje é tomar decisões baseadas em informações apropriadas. Essa dificuldade advém de vários fatores, como o excesso de informações, a não-tempestividade na coleta e disponibilização dos dados, à qualidade e confiabilidade do que é disponibilizado, ou ainda a capacidade de processamento de dados. O fato é que ser capaz de colher dados relevantes, que subsidiem o desenvolvimento de ações estratégicas, é um grande desafio para as pequenas empresas.

A sociedade da informação na qual vivemos exige respostas rápidas e sob medida às diferentes expectativas e necessidades de uma sociedade igualmente diversificada.

Nesse contexto, destacamos o ambiente socioeconômico das micro e pequenas empresas e dos potenciais empreendedores. Com uma enorme capacidade de empregar e grande desconcentração geográfica, as micro e pequenas empresas chegam a 99% dos estabelecimentos formais existentes no país, devendo, portanto, ser uma prioridade quando se fala em capacitação e fortalecimento da gestão.

A abertura de novos empreendimentos, bem como a saúde e sobrevivência desse contingente de negócios, deve ser uma prioridade, não só para governos, mas também para as instituições com relevante papel social, como bancos, Escolas públicas e particulares, associações de classe, empresas, fábricas, indústrias, apoiadores de ações sociais e políticas públicas entre outras.

A importância da capacitação na redução da taxa de mortalidade e da taxa de inadimplência das empresas é comprovada por estudos que demonstram que a experiência não é pré-requisito para a abertura de empresas de sucesso. A capacitação compensa a falta de experiência e reduz o risco na gestão de negócios.

Mas como ajudar o empreendedor a manter-se atualizado e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece? As micro e as pequenas empresas enfrentam o desafio de serem inovadoras, atender as necessidades dos clientes, reter talentos, implementar processos eficientes e aumentar seus lucros frente a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Mas ao mesmo tempo, essas empresas têm características, negócios, portes e níveis de maturidade muito distintos. Como atuar frente à essa realidade?

A Plataforma CapacitaMPE, ora apresentada, é uma alternativa inovadora e de baixo custo, que tem por objetivo apoiar os futuros empreendedores e as pequenas empresas nos desafios aqui descritos.

Vamos conversar?